Computadores de Putin com sistema operacional obsoleto

Redação Brasil
Read Time1 Minute, 21 Second

Fotos oficiais mostram que Presidente russo usa o sistema Microsoft Windows XP, lançado em 2001 e sem atualizações de segurança desde abril de 2014

© Alexei Nikolsky/Getty

Moscovo pode com frequência ser acusado de interferir nos sistemas informáticos do resto do mundo, mas, pelos vistos, internamente facilita bastante em matéria de segurança informática.

Segundo fotografias divulgadas pelo serviço de imprensa, Vladimir Putin, o todo-poderoso Presidente russo parece usar o sistema operacional Microsoft Windows XP, que tem instalado nos computadores do seu escritório no Kremlin e na sua residência oficial em Novo-Ogaryovo.

O Windows XP, lançado em 2001, foi o último sistema operacional da Microsoft a ser autorizado para utilização nos computadores oficiais do Governo russo, informou o site da Open Media, citando documentos do Ministério da Defesa. Segundo o jornal “The Guardian”, o Windows 10 mais recente é aprovado apenas para dispositivos que não contêm segredos de estado – o que parece não se aplicar aos computadores de Putin.

O sistema usado pelo Presidente é obsoleto. A Microsoft deixou de lançar atualizações de segurança regulares para o Windows XP e para o Office 2003 em abril de 2014, com a empresa norte-americana a alertar no seu site para o facto de os computadores com Windows XP serem “vulneráveis a riscos e vírus de segurança”.

O “Guardian” explica que Moscovo está gradualmente a desativar a Microsoft e o Google em computadores do Governo, substituindo-os pelo software do sistema operacional russo Astra Linux da Rússia e por navegadores domésticos como o Yandex. Sobre o facto de Putin usar um sistema antiquado, o porta-voz do Kremlin não comentou.

0 0

About Post Author

Redação Brasil

Jornalista - MTB -0077859/SP
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Polónia poderá vir a ter de deixar a UE devido às reformas judiciais, adverte Supremo

Em causa estão propostas do partido no poder segundo as quais os juízes podem ser despedidos se questionarem as reformas judiciais. O PiS alega que as mudanças são necessárias para combater a corrupção e reformar o sistema judicial. O Supremo Tribunal avisa que o partido está a minar o princípio […]

Subscribe US Now