Entrevista Laurentino Gomes e Renata Jambeiro sobre escravidão

Redação Brasil
Read Time1 Minute, 16 Second

Na Trilha da História desta semana convidou o jornalista e escritor Laurentino Gomes e a cantora Renata Jambeiro para falar sobre escravidão, desde a escravização nas sociedades antigas, passando pelo tráfico de negros africanos para o Brasil até o racismo enraizado na sociedade brasileira.

 

Laurentino é autor do livro “Escravidão – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, lançado recentemente pela editora Globo Livros. Este é o primeiro lançamento de uma série de três volumes sobre o assunto. O jornalista estudou o tema durante seis anos. Além da pesquisa documental, o escritor viajou por vários países africanos para conversar com especialistas e descendentes de escravos.

Apresentadora Isabela Azevedo com o jornalista Laurentino Gomes

Renata Jambeiro tem 18 anos de carreira e quatro CDs lançados. Os ritmos e as temáticas afro-brasileiras permeiam todo o seu repertório. Seu trabalho mais recente é o álbum “Afrodisia”, com letras que exaltam a mulher, em especial a mulher negra. Durante a entrevista, a artista mostrou como a música pode contribuir na luta contra o racismo e na valorização da cultura afro-brasileira.

Apresentadora Isabela Azevedo entrevistando a cantora Renata Jambeiro

 

Trilha Sonora

Confira as músicas interpretadas pela cantora Renata Jambeiro selecionadas para este episódio: “Jogo de Angola” (Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte); “Oxóssi” (Roque Ferreira); “Negra” (Cássia Portugal); “Minha Oração” (Renata Jambeiro); “Mãe África” (Paulo César Pinheiro e Sivuca); e “Fogaréu” (Leandro Fregonesi).

Fonte: EBC -Radio MEC

0 0

About Post Author

Redação Brasil

Jornalista - MTB -0077859/SP
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe US Now