BrasilEconomia

Luto no varejo brasileiro: O Adeus à visionária Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

Falece aos 97 anos Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

Por Redação Mundo RH

Em uma notícia que marca o fim de uma era no varejo brasileiro, Luiza Trajano Donato, a visionária fundadora do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil, faleceu aos 97 anos em Franca, interior de São Paulo.

Conhecida carinhosamente como Tia Luiza, ela deixa um legado inestimável para o empreendedorismo brasileiro, tendo nascido em 20 de setembro de 1926 e se destacado em um tempo em que o papel das mulheres era predominantemente doméstico.

Desafiando as normas sociais da época, Tia Luiza, ao lado de seu marido, Pelegrino José Donato, iniciou sua jornada empresarial com a aquisição da Cristaleira, uma loja de presentes em Franca, que posteriormente evoluiria para o gigante do varejo Magazine Luiza.

Este empreendimento não apenas transformou o cenário do comércio varejista no Brasil, mas também se tornou um exemplo de inclusão e serviço ao cliente.

Luiza Trajano Donato era conhecida por seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente, independentemente de sua condição social, como ela mesma destacou ao receber os funcionários das primeiras 50 lojas abertas em São Paulo em 2008.

Sua filosofia de sinceridade e honestidade no trato com os clientes foi uma das chaves para o sucesso e crescimento contínuo da empresa.

Sua inspiração transcendeu as operações comerciais, dando vida à personagem Lu, do Magalu, um símbolo reconhecido da marca, originalmente inspirado na figura de Tia Luiza e na estima que seus colaboradores tinham por ela.

Sem filhos, Luiza Trajano Donato dedicou sua vida ao Magazine Luiza e à sua família, passando o bastão na década de 90 para sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, que levou a empresa a novos patamares.

Sob a liderança de Luiza Helena, o Magazine Luiza expandiu-se para além das fronteiras de São Paulo e Minas Gerais, tornando-se uma varejista de relevância nacional e com uma das culturas corporativas mais respeitadas do país.

A trajetória de Luiza Trajano Donato é um testemunho da capacidade de inovação, renovação e manutenção de valores éticos no mundo dos negócios.

Ela não apenas fundou uma empresa, mas também incutiu nela um espírito de inclusão e progresso que continuará a inspirar gerações futuras.

FONTE: MUNDO RH

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo